As Aflições da vida
Muitas são as aflições desta vida. Desde o momento de nosso nascimento, derramamos lágrimas de dor pela expansão de nossos pulmões, que irão se desenvolver e nos sustentar por toda vida. Sofremos para andar, estudar, namorar, trabalhar. Tudo que fazemos gera um certo esforço, muitas vezes acompanhado do sofrimento, outros atropelados pela desilusão.
.::. Quantas vezes ficamos desiludidos com a vida, nossos sonhos e com o Senhor? Questionamos a Deus a todo instante por que choramos, sofremos e ficamos tristes. Culpamos a Deus “por não existir”, e permitir tragédias terríveis em nossas vidas. Sejam decepções amorosas, desilusões com os filhos, fracassos dos mais diversos; Adultérios, drogas, bebidas, violência. Afinal de contas, onde estaria Deus, por exemplo, quando sobreveio sobre o Japão tão terrível terremoto e um Tsunami que devastou praticamente metade do país? Onde estaria o Senhor nas tempestades de tornados ao norte dos Estados Unidos? Onde estás, oh Senhor, diante dos conflitos no Oriente Médio?
.::. Muitos de nós questionamos e colocamos a culpa das coisas ruins em Deus, porque é mais fácil culpar alguém que duvidamos se realmente existe do que assumirmos nossa responsabilidade pelos nossos atos de incoerência e desobediência ao Senhor. Quantas vezes nos decepcionamos com Deus de alguma forma? Muitas vezes também fazemos tudo “tão certinho”, mas nada acontece da maneira que planejamos. Clamamos por justiça, e somos injustiçados. Gritamos misericórdias, e recebemos julgamentos e condenações. Desejamos a paz, e nos sobrevém violência. Dizemos vida, e parece que colhemos morte e destruição. Quantas vezes nos decepcionamos com o Senhor!
.::. Porém, será que realmente amamos ao Senhor e obedecemos seus mandamentos como deveríamos? Será que tudo isso que a humanidade está colhendo não é mesmo fruto de uma semente plantada? Sim, com certeza é, o profeta Isaias fala dos nossos pecados que causam separação entre Deus e o homem, o Senhor não se deixa zombar, Ele mesmo disse aquilo que o homem plantar certamente colherá.
::: Isaías 59:1,2 – “EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
.::. Deus é amor. O amor não é um sentimento de Deus, mas uma verdade de Sua essência. O Senhor é, e não pode negar-se a si mesmo. Os nossos pecados, ou seja, nossa desobediência fazem separação entre nós e o Deus da nossa Salvação, não é uma separação eterna para aqueles que estão em Cristo e se arrependem, o que acontece quando pecamos é que estamos deixando a comunhão com o Pai e automaticamente nós nos afastamos dEle, Ele é um Deus Santo no qual pode até tolerar o pecador,mas não o pecado. Todos pecamos, e destituídos estamos da Glória de Deus (Romanos 3:23), somos orgulhosos, presunçosos e arrogantes. Pensamos poder fazer tudo que nos vier a mente e que nos dê muito prazer, afinal de contas, nascemos para sermos felizes! Não é esse o slogan do homem do século XXI? Basta ligar a televisão, ou ler uma revista ou um jornal, e descobriremos que os outros estão sempre errados, nós, não.
.::. Essa nossa autoconfiança em coisas erradas nos leva a ruína e a destruição. Devemos rapidamente nos humilhar diante do Senhor, e clamarmos por misericórdias de nossos pecados, das nossas avarezas, porfias, imoralidades sexuais, violências, desprezos e vícios diversos. Devemos nos lembrar de que viemos do pó, e ao pó retornaremos. Somos como a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada fora.
::: Mateus 4:17 - “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”
::: I Pedro 5:6 - “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”
.::. O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Devemos nos apressar, portanto, em nos arrependermos de nossas falhas para com o Senhor e nos achegarmos humildemente a Jesus Cristo, o Filho unigênito do Pai, que levou sobre si as nossas dores, e nossas enfermidades tomou sobre si (Isaías 53:4), e em seu sangue somos remidos e purificados! Eis a nossa redenção, único caminho que nos leva de volta a Deus (João 14:6).
.::. O mundo diz: “Todos os caminhos levam a Deus”. Mas o único caminho que nos conduz ao Pai é Jesus Cristo.
::: João 14:6 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
.::. A razão de todo desespero e desgraças humanas finda-se no amor de Jesus, que morreu a nossa morte para que assim pudéssemos viver a Sua vida, e vida em abundância. Não estou falando sobre riquezas materiais, nem paz mundial. Pois, Jesus Cristo é a nossa maior riqueza, e somente Ele pode nos dar “a verdadeira paz, que excede todo entendimento.” Essa paz, é a paz em meio às aflições que este mundo tenebroso nos proporciona. Mesmo em meio a todas as tribulações e desesperos dessa vida podemos alcançar a verdadeira paz em Cristo Jesus.
::: II Corintios 4:8,9 – “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.”
.::. O mundo perece, pois vira as costas para o Senhor e a Sua Palavra. As pessoas modernas não querem Jesus, rejeitam Sua maravilhosa Palavra e literalmente desprezam Sua salvação. A maioria são avarentos e presunçosos, amantes de si mesmos, e querem apenas se dar bem na vida, e aproveitar. Esse é o lema atual: aproveitar a vida. Até mesmo dentro de nossas igrejas grande parte de nossos irmãos querem desfrutar de riquezas e bens materiais. Porém, não percebem que ganhando esta vida, todos estão perdendo a vida futura, ao lado do Senhor, não estou dizendo que nós cristãos devemos ser pobres, pelo contrário, nós somos ricos em Jesus, Ele se fez pobre em nosso lugar para que desfrutemos de suas riquezas, prosperidade não é somente financeira, mas abrange todas as áreas de nossa vida, muitas das vezes não temos o que pedimos porque fazemos da forma errada e o Senhor sonda os nossos corações e sabe qual é a intenção dele.
Tiago 4:3 – Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites.
Deus não nos dará nada para desviarmos dos seus caminhos, quando saímos de sua Presença somos nós que estamos deixando-o, o Prazer dEle é nos abençoar, só que Ele quer preparar seus filhos para receberem as bênçãos, como Deus pode dar grande riqueza a algum de seus filhos se ele não sabe administrar, em vez de dominarmos o dinheiro acabamos sendo dominados por ele ao ponto de trocarmos o nosso Senhor , e é exatamente isso que o Pai quer nos ensinar, a não amarmos mais a outras coisas do que a Ele.
Deus tem para todos aqueles que o quiserem aquilo que o mundo não pode oferecer, muitas serão as aflições dos justos, mas de todas elas o Senhor os livra (Salmos 34:19), a diferença entre aquele que tem a Deus como Senhor e aquele que não tem é que quando as tribulações vem, nós que estamos EM CRISTO sabemos para onde corrermos que é para os braços do Pai, ao ponto que os descrentes correm para os braços dos homens e buscam soluções humanas e mágicas para seus problemas, maldito do homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço (Jeremias 17:5).
O desejo de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (I Timótio 2:4) e que encontremos nEle tudo aquilo que necessitamos, enquanto estivermos aqui nessa terra as tribulações baterão em nossas portas, mas chegará o dia em que o Senhor nos dará descanso e enxugará de nossos olhos toda lágrima,e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Apocalipse 21:4).
.::. A resposta para você que está lendo este artigo encontra-se em Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos Senhores, que o ama tão profundamente que entregou Sua vida para que você tivesse vida, e uma vida plena! Mas ao terceiro dia, ele ressuscitou dos mortos e vive pelo séculos dos séculos. Jesus disse: ninguém pode vir ao Pai senão por Mim (João 14:6).
.::. Faça essa experiência, e convide o Senhor Jesus para morar em Seu coração neste instante. Você provará a experiência mais radical e chocante de sua existência: o novo nascimento!
Deus vos abençoe em nome de Jesus!
Pr.Leandro A. Martins
Ministério Redimir