derrubar para edificar

18/09/2013 11:05

Mateus 12:30

Qual a resposta que estamos dando ao término de cada culto, qual a conclusão q estamos tirando?

Será que estamos como muitos que dizem apenas q a palavra foi boa, ou q o pastor pregou bem, qual tem sido nossa resposta e o resultado ao culto q nos submetemos?

Um grande pregador chamado Spurgeon em um de seus sermões disse: Como pregar para não converter ninguém, ai ele da à receita.

Deixe que seu motivo predominante seja assegurar sua própria popularidade (nós devemos nos preocupar com a popularidade de Cristo e sua Palavra, eu não preciso q vc me diga q a Palavra foi boa e q preguei bem, oq preciso saber é se preguei a verdade dentro da vontade de Deus, grifo meu). Preocupe-se mais em agradar do que converter aos seus ouvintes. Procure assegurar sua reputação como sendo um pregador famoso e diferente dos outros (para que todos o idolatrem e não prestem atenção na mensagem). Fale com um estilo florido, enfeitado e inteiramente fora do alcance da compreensão da maioria das pessoas. Seja superficial nas suas considerações para que seus sermões não contenham verdades suficientes para converter alguém. Deixe a impressão de que se Deus é tão bom com todos, não enviará ninguém para o inferno. Pregue sobre o amor de Deus, mas não fale nada a respeito da santidade do seu amor. Evite dar ênfase na doutrina da completa depravação moral do homem para não vir a ofender o moralista. Infelizmente há muitos q preferem pregadores assim, q lhe sejam agradáveis aos olhos e ouvidos.

Sabe pq muitos dizem q a palavra foi boa, é pq ela não tocou nos pecados e feridas do homem, e este se conforma com sua condição, pois não deseja mudar.

É impressionante como nos acomodamos e acostumamos com mais um culto, mais uma palavra, mais uma unção, mais um louvor, mais uma adoração, oq impressiona mais ainda é as pessoas saírem da Presença de Deus e dizerem, a Palavra foi boa, a questão não é o qto ela foi boa em si, pq a Palavra é boa sempre, a questão é o qto me permite ser mudado por ela, e por aquilo q Deus manifestou no decorrer do culto.

Sabe oq é uma palavra boa? É aquela q toca a área q precisa ser tocada e opera nela uma transformação.

Presenciamos um tempo onde a Palavra não parece confrontar de uma maneira tão eficaz as nossas debilidades, pra muitos ela se tornou mais algo q massageia o ego e q te faz sentir bem consigo mesmo, não se questiona a operação da Palavra, pois ela é viva e eficaz, mas oq se questiona é se as pessoas q a recebem irão se submeter a ela para operação da mesma.

Martinho Lutero disse: “diante da Palavra, todos precisam ceder”, ai pergunto a vc, ceder ao que? A sua verdade, vontade e operação.

Muitos de nós estamos conformados com uma boa pregação, um bom desempenho, e nos esquecemos q a mesma Palavra q nos incentiva, nos fortalece e nos guia é a mesma q revela os nossos pecados e nos convoca a um arrependimento e transformação.

Então pense bem antes de dizer q a Palavra foi boa, q de fato ela é, e se atente para oq ela deseja fazer em vc. A palavra pode ser boa o tanto q for, se não houver uma resposta a sua altura ela continuará sendo boa, porém a transformação q ela opera será retida, até q haja uma entrega a ela.

O Senhor buscou várias vezes corrigir seu povo, enviando-lhes profetas e mensageiros para lhe pregar a sua palavra, porém o povo rejeitou e matou os profetas e mensageiros q lhes foram enviados, e uma só lhes foi a sentença, vossa casa ficará deserta (Mt 23:37-38), aqueles q não se sujeitam a palavra, se tornar uma casa deserta, mas aqueles q lha obedecem outra superior lhe é construída.

Deus tem buscado remover o primeiro pra estabelecer o segundo, e o primeiro q estou me referindo é o alicerce q recebemos do mundo, onde nossa casa foi construída, Deus tem uma glória maior pra segunda casa, mas antes Ele precisa remover tudo oq pertence à primeira, Deus não irá construir a casa pelo telhado, e sim pelo fundamento, pelo alicerce.

Pra se edificar, antes precisa-se derrubar oq foi edificado, e fomos edificados com muito material do mundo e pelas mãos de outros construtores, e essa casa q foi construída não tem parte nas coisas de Deus.

Martinho Lutero disse q Deus cria a partir do nada, e enquanto o homem não se esvaziar e se reduzir a nada, Deus não poderá fazer nada com ele.

É por isso q muitas vezes dói, Deus está derrubando aquilo q tanto nos acostumamos e nos apegamos, a velha casa, e cada vez q Deus consegue remover algo dessa velha casa sentimos diretamente as dores, colabore com o Espírito Santo para q não haja mais nada da velha morada em vc, esvazie a casa e reduza aquilo q era importante demais.

Abra sua Bíblia em Mateus 24:1-2, observe q os discípulos desejam mostrar a Jesus a estrutura do templo, quão belo e formoso ele era, mas nada daquilo impressiona a Jesus, pelo contrário, uma palavra de sentença é liberada contra aquele lugar, e de q adiantaria tanta beleza se ela seria derrubada pedra sobre pedra, Jesus sabia q o verdadeiro templo não seria construído por mãos humanas, e é isso q nos afirma a Palavra em (Atos 17:24, I Co 3:16), a nossa primeira casa foi construída por mãos de homens, mas a segunda ela é totalmente construída por Deus pois sua morada não é desse mundo.

Quero q vc imagine comigo esse episódio, veja Jesus entrando no templo “vc”, e imagine ele olhando toda sua estrutura, como tudo foi bem construído, agora imagine Jesus dizendo, nada disso se aproveitará, de q adianta ter uma bela casa se não houver alguém para nela se habitar, então ele dá a sentença, é necessário ser derrubado pedra sobre pedra, pois essa morada não foi construída por mim, ai Ele começa o processo de demolição até abalar totalmente as estruturas e remove-las do seu lugar, e depois de deixar a lugar deserto Ele diz, agora posso ai levantar um verdadeiro templo ao Senhor.

É isso q Ele tem feito em nós, removendo o primeiro pra estabelecer o segundo, removendo o natural e estabelecendo o espiritual, tirando a terra e estabelecendo o céu.

Jesus tbém disse certa vez, “toda planta q meu Pai celestial não plantou será arrancada (Mt 15:13)”.

Perceba q assim como toda construção deve ter um fundamento, um alicerce, toda planta deve ter uma raiz, e Ele arranca a planta com sua raiz, assim como derruba a casa com seus fundamentos.

Portanto, permita q a obra continue acontecendo, e se não o estorvarmos Ele completará aquilo q começou. Não pare, pq Ele não para e qto mais permitirmos mais Ele fará.

Lembre-se q o diabo deseja q a obra não seja acabada, e fará assim como fez a Neemias q buscava reconstruir Jerusalém, ele sempre levantará alguém para atrapalhar e fazer parar toda obra, os Tobias e Sambalates da vida virão contra vc, mas façamos como Neemias q com uma mão edificava e com a outra empunhava a espada, assim eles puderam concluir a obra em q trabalhavam.

pr. leandro A. Martins