Despertos para a vida
Há um tempo q nos resta nessa carne, um tempo em q somos chamados para viver segundo Deus, dando a Ele por meio de Jesus Cristo toda a glória, vivendo assim esse tempo de maneira digna de filhos de Deus, pois, para nós q estamos em Cristo, vivemos um novo tempo, oq é velho para nós deve ser passado, pois agora devemos desfrutar de tudo oq é novo (II Co 5:17).
Cada um veja qual é o modo de vida q tem levado diante de Deus, pois, embora militando segundo a carne, não devemos andar segundo o curso da mesma (II Co 10:3).
Resta um tempo para todos os homens, oq eu e vc estamos fazendo com esse tempo? Pois, é nítida a exortação de se viver esse tempo segundo a vontade de Deus (I Pe 4:2).
O Apostolo Pedro diz que, Cristo padeceu por nós na carne, e aquele q padeceu na carne não está debaixo do pecado, ou seja, oq morreu o pecado não tem mais domínio, estamos num processo de mortificação da nossa carne segundo (Colossenses 3:5-9), e essa é uma das vontades de Deus para o tempo q nos resta nessa vida.
Cuidado para não estar concorrendo com os homens sobre as mesmas concupiscências, pois, Pedro descreve quais são elas (v.3b), pois um dia vivemos debaixo delas, o homem não entende o nosso modo de vida (v.4), mas o Senhor conhece o caminho dos seus justos e haverá de retribuí-los, na verdade Deus haverá de retribuir a cada um segundo as suas obras, mas é chegado o tempo segundo (Malaquias 3:18) em q se verá a diferença entre o justo e o ímpio, entre oq serve a Deus e oq não o serve.
O fim querido é chegado, e como vc está se preparando para o tempo do fim? No momento em q ele chegar, tudo estará no seu devido lugar? Veja a exortação de Pedro no v.7, o andar aqui é de extrema importância, a Bíblia nos exorta para andarmos como sábios (Ef 5:15-16 ler) e nos mostra q os dias são maus, e nos diz mais, para nos portarmos como filhos da Luz (Jo 12:36 ler o versículo), enquanto houver luz, é debaixo dela q devemos estar, segundo (I Ts 5:5) vc é filho da luz e filho do dia, nós não somos da noite nem das trevas.
Nosso caminhar deve ser em sobriedade, um andar com nitidez das coisas, enxergando tudo muito bem, analise seu caminhar por um instante, há sobriedade em vc? Será q vc está realmente ligado com relação ao tempo do fim e de sua vida com Deus? Querido, isso é sério, pois, se vc não consegue enxergar essas coisas, tenha muito cuidado, o mundo tem a capacidade de embriagar os q estão no mundo, e nós não somos mais desse mundo, e as pessoas desse mundo, tem q nos conhecer como estranhos para esse mundo, se vc é mais um q tem se misturado a ele, provavelmente o seu estado de sobriedade está afetado.
Um dos significados de sobriedade é: “que não se acha alcoolizado”, hum, será q o mundo nos embriagou? Será q não estamos afogados no mundo, e cogitando as mesmas coisas? Não vos embriagueis com o vinho no qual a contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef 5:18), há um vinho além desse q é descrito em Efésios na qual nós conhecemos, esse vinho embriaga as nações e aqueles q estão debaixo dela (Ap 17:2; Ap 18:3 ler versículos).
Uma pessoa sem sentido é uma pessoa desorientada e sem direção, a embriagues produz um estado letárgico na pessoa, vou lhe dar a definição de letargia segundo o dicionário: 1. Estado de prostração patológico semelhante a um sono profundo do qual o paciente só desperta com muita dificuldade e por breves períodos. 2 Sono profundo. 3. Apatia profunda; DESINTERESSE; INÉRCIA. 4. Estado de debilidade física ou moral; depressão; PROSTRAÇÃO.
Como vc poderá cumprir oq está escrito dessa forma, pois Pedro disse, “sede sóbrios e vigiai em oração” v.7, amado, o Espírito não pode ser extinto (I Ts 5:19), se Ele se apagar já era, acabou. Como vc terá a capacidade para manter a vigilância na oração, se estiver embriagado com o mundo, como o Jorge gosta de cantar “joga a gasolina, mantém a chama acesa”.
Deixa Deus te tocar essa noite, e vc q está dormindo vai sair daqui aceso, como diz a Palavra, “desperta ó tu q dormes, levanta-te dentro os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5:14), a luz de Cristo precisa entrar em nossos olhos, para nos fazer enxergar novamente oq deixamos de ver com clareza.
Amado o mundo pode te embriagar aos poucos e logo vc poderá perder a visão, os seus sentidos espirituais aos poucos começam a ser afetados, e a sua vida com Deus começa a ser deixada de lado, logo, já não se mantém a vigilância na oração, a lâmpada começa a se apagar, e qdo se apaga tudo se torna escuro, e a única maneira de se ter luz novamente é comprando azeite para acende-la, agora o Senhor tem te dado o azeite para q a candeia continue acesa, mas qdo ela se apagar, vc terá q trabalhar mais doq deveria para ter azeite novamente, e isso irá exigir de vc muito mais esforço, pois vc terá deixado muitas coisas para trás por causa da falta de luz.
Sem sobriedade não será possível manter uma vigilância na oração, e oq dizer sobre o ardente amor q se deve manter de uns para com os outros no qual está descrito no v.8.
Amado, é momento de administrar aquilo que o Senhor tem nos dado v.10, e momento de se entender q já é o tempo q comece o julgamento pela casa de Deus, e se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? (v. 17-19 ler).
Esteja atento, pois, a hora em q não esperais, virá o Filho do Homem (Mt 24:44-51 ler versículos).
Deus abençoe!
Pr. Leandro A. Martins