Deus não é uma opção é uma pioridade
Lucas 16:10
Há algum tempo essa questão vem me incomodando, o acomodamento em q chegamos deve ser algo alarmante a nós, sempre q tratarmos do assunto Deus, não podemos de maneira alguma tratar como algo de segundo plano.
É claro q as pessoas tem a opção de escolha, mas isso não significa q Deus deve ficar em segundo plano, toda escolha q se faz onde Deus não é prioridade estará sujeita a fracassos e decepções.
Criamos o mau habito onde tomamos decisões e não nos importamos com os resultados e consequências q serão gerados no presente e futuro, ultrapassamos a tão dita liberdade e entramos na libertinagem, onde consequências não são medidas, decisões não são pensadas, e a prioridade tomada não é Deus.
Um dos conceitos de libertinagem é: desconsideração da fé; e como nós estamos muitas vezes agindo em libertinagem e não em liberdade, estamos desconsiderando a prioridade da nossa vida e da nossa fé.
Temos usado da nossa opção de escolha para colocarmos muitas coisas como prioridade, e nada tem uma prioridade maior q Deus.
Deus nos deu o direito de escolha, mas esse direito nunca foi para usurpar o lugar dEle em nossas vidas, o Senhor espera q possamos usar as opções q temos e possamos escolher qual é a prioridade certa.
Nós fomos levados a pensar q Deus não se importa tanto com as opções e escolhas q fazemos, mas essa não é a verdade, para cada momento de nossas vidas Ele planejou algo pra nós, qdo vc delibera por si mesmo oq é a melhor opção, vc estará correndo o risco de ter feito a pior escolha, se Deus preparou tudo para cada momento de nossas vidas, é claro q Ele tem o trabalho certo para vc, a faculdade correta, o relacionamento oportuno e todo o mais.
Qdo Deus passa a ser mais q uma mera opção e se torna uma prioridade, sempre iremos buscar seu conselho e direção para escolhermos o certo, mas Deus precisa se tornar uma prioridade a nós.
Amado, entenda que não é uma questão de escolher apenas o melhor, e sim o certo. Nós tomamos muitas decisões baseadas no melhor, ah eu acho q isso ou aquilo é o melhor, a questão de escolha não se resume apenas a isso, precisamos saber se é o certo.
Encontramos exemplos no VT de homens q tiveram a Deus como mais q uma opção e homens q usaram de suas opções para escolher outras prioridades. Os exemplos dos Reis notamos muito isso, leia depois a história dos reis e verá os q priorizaram e não a Deus.
Davi é um dos grandes exemplos de q fez do Senhor sua prioridade, se não fosse assim ele não teria ido contra Golias em nome do Senhor dos Exércitos, Davi teve Deus como sua força pq Ele foi sua prioridade, Davi podia ter escolhido ir contra Golias por qualquer outra opção, mas ele escolheu a opção certa.
Vamos ler I Samuel 17:22-47
Oq precisamos entender é q Davi foi pra peleja já sabendo quem seria o seu escudo, quem era q lhe daria a vitória, Davi já tinha firme em seu coração a Deus como sendo o soberano sobre sua vida, e como soberano Ele era prioridade.
Davi chegou diante de Golias e não ficou pensando quem ele iria escolher, ele já sabia quem era q lutaria ao seu lado e qual seria o resultado final. Se Davi colocou o Senhor como o Deus do exército de Israel era pq Davi tinha a Deus como Senhor dos Exércitos.
Ouça isso, sua prioridade pode se tornar “senhor sobre sua vida”.
Qdo vc faz qualquer coisa na força do Senhor, tendo Ele como prioridade, vc já sabe qual é o final da história, vc já conhece o resultado. Davi continuou ao longo de sua vida fazendo Deus a sua prioridade, e o seu reinado foi grandemente abençoado pelo Senhor.
Se vc ler a história de Davi verá q às vezes q ele não fez do Senhor sua prioridade ele se deu mal, como por exemplo, o caso de Urias e Bate Seba (II Sm 11:27), o recenseamento de Israel q pareceu mal aos olhos do Senhor (II Sm 24) pra muitos estudiosos o plano de Davi era aumentar o seu império sem a direção do Senhor, e por causa disso ele poderia se tornar orgulhoso e cair em maldição, então antes q isso acontecesse, Deus resolveu corrigi-lo.
Então Davi disse no verso 14 “estou em grande angustia”, essa angustia foi consequência de escolha errada, foi um momento onde a prioridade deixou de ser Deus e passou a ser qualquer outra coisa.
Fomos ensinados a fazer uma lista de prioridades, só nos esquecemos de que a prioridade q deveria estar no topo é o Senhor, não é errado priorizar coisas na sua vida, errado é priorizarmos acima de Deus, não adianta, embora alguns ainda insistam em colocar certas coisas acima do Senhor, nada está acima dEle.
Engraçado é q Deus não é prioridade em muitas coisas na nossa vida, mas qdo se trata de resolver os problemas, Aquele q estava em segundo plano ou talvez em ultimo se torna o primeiro, não estou dizendo q vc não deve colocar Deus nos momentos difíceis, oq quero dizer é q vemos a fidelidade de cada um.
Nós resolvemos tirar Deus das nossas vidas, e decidimos coloca-Lo de volta somente qdo estamos em aperto, tiramos Deus da família, do relacionamento, da saúde, das escolas, da política e de todo o resto, e ainda queremos q Ele resolva nossos problemas q são frutos q foram plantados de sementes de outras prioridades q não seja Deus.
Plantamos tantas sementes de prioridades q não são Deus e não vem dEle e queremos colher bons resultados, se nós nos esquecermos quem é o nosso Senhor, esqueceremos de prioriza-lo como primazia, sendo o primeiro.
Que Deus nos conceda sua graça para sempre fazermos dEle o primeiro em nossa vida.
Deus abençoe!
Pr. Leandro A. Martins