Entre no descanso de Deus

01/10/2013 10:43

Depois de um longo tempo de escravidão no Egito, o povo de Deus começou a clamar por causa de sua servidão q tinha se tornado dura (Ex 2:23).

O povo de Israel estava escravizado já fazia mais de 400 anos, eles não tinham alegria, não podiam escolher o próprio destino ou com quem iriam se casar. Dez gerações se passaram e a nação toda era escrava, pessoas nasciam e morriam na escravidão. Mas, Deus ouviu o clamor do povo usando a vida de Moisés para libertá-los do Egito.

Embora faraó não quisesse liberta-los, o braço de carne não pode prevalecer contra as mãos do Onipotente.

Agora pense vc, viver em função de servir toda a sua vida em uma condição totalmente desfavorável e critica, não podendo escolher nem as coisas básicas da vida.

Era exatamente assim q o povo do Senhor estava no Egito, em total servidão, não podendo optar por viver sua própria vida, desprovidos de qualquer vontade e direito. Israel não tinha descanso.

A reação natural em circunstancias como essa, não seria outra q não fosse clamar e gemer por auxilio.

Para o bem de Israel, Deus q não se esquece de seus concertos, não se esqueceu do seu povo e se atentou ao seu clamor, e logo se levantou a socorrê-los.

Deus tinha em vista a sua promessa feita a Abraão e estava velando por sua descendência, Deus não havia chamado um povo para viver uma vida em total escravidão, o destino q o Senhor tinha para o seu povo era cabeça e não calda, veja oq Ele diz em (Dt 28:13) E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás por cima, e não por baixo; se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.

 

Observe q este era o quadro q o Senhor havia preparado para o seu povo, porém a palavra q Deus havia dito a Abraão precisava se cumprir, na qual Ele disse q sua descendência seria peregrina em terra estrangeira e seria escrava por quatrocentos anos (Gn 15:13).

 

Ao fim desse tempo o Senhor se atentou ao seu povo, e de escravos e despojados passaram a ser livres e abençoados.

 

Deus sempre visou o bem de seus filhos. Nenhum pai gosta de imaginar seu filho sendo escravo. Nenhuma mãe sonha com seu filho vivendo na miséria. Não passa pela cabeça de um pai ver seu filho trabalhando numa carvoaria, trabalhando como escravo ou vê-lo nas drogas.

 

Assim é o nosso Pai, Deus havia preparado para o seu povo um lugar de descanso, onde todo o seu trabalho e fadiga seriam recompensados, e neste lugar não seriam mais escravos, pelo contrário eles seriam servidos.

 

A única condição de Deus para entrar nesse lugar de descanso era a obediência por meio da fé em seus mandamentos, feito isso todo o povo poderia gozar de paz e alegria por todos os lados.

Sabemos q esse povo infelizmente não entrou na terra do descanso, mesmo o Senhor tendo se preocupado com eles não puderam entrar, pois endureceram seus corações para não ouvir a Sua Voz.

O simples fato de endurecermos o coração nos priva do descanso preparado por Deus.

Um coração duro se torna incrédulo, e a fé é oq capacita entrarmos no seu descanso.

Israel ouviu a pregação das boas novas, e teve a oportunidade de entrar no descanso de Deus, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, visto q não estava misturada com a fé (Hb 4:2).

Assim como o Senhor preparou um lugar de descanso a Israel, há um lugar de descanso para nós junto dEle.

E qdo cremos automaticamente entramos no descanso de Deus (Hb 4:3).

No momento em q vc crê, vc entra na promessa, vc possui a terra, vc entra no descanso.

Todos os dias devem ser de descanso para vc, pois o justo foi chamado para viver pela fé todos os dias, e crer é descansar. A vida cristã é descansar.

Ainda resta um lugar de repouso e é nele q devemos entrar, para não cairmos no mesmo erro q Israel q foi desobediente.

Pr. leandro A. Martins