Fazendo a leitura correta, a do Espirito

19/09/2013 11:06

Filipenses 3:13-14

Certamente em sua caminhada com Cristo, Paulo aprendeu como se conduzir nos caminhos do Senhor, ele aprendeu a separar aquilo que o ajudaria em sua caminhada e aquilo q iria atrapalha-lo, Paulo aprendeu do Senhor a dividir as partes do homem, e aprendeu por qual delas ele deveria andar, ex: em I Tessalonicenses 5:23 Paulo da uma definição doq o homem é formado, espírito, alma e corpo, então ele aprendeu como cada parte do homem se comportava.

Porque em certos momentos da nossa caminhada cristã as coisas se tornam tão difíceis pra gente?

Nós possuímos um senso de dificuldade em meio às tribulações que nos faz enxergar a tudo e a todos como sendo algo quase que impossível de se vencer.

Tenho me feito essa pergunta esses dias, pq dizemos que as coisas são difíceis demais pra gente. Buscando compreender essa questão, sou levado a analisar por qual meio temos buscado enfrentar aquilo que estamos passando.

Nós sabemos bem que a nossa alma tem a tendência de fazer uma leitura dos problemas de uma maneira errada, a nossa alma tem uma capacidade de olhar para o problema e crer mais na circunstancia doq na vitória, já o nosso espírito tem a capacidade de analisar os problemas por outro foco.

Sempre que pararmos pra analisar nossos problemas pela carne e pela alma, nos veremos limitados diante deles, simplesmente pq elas dependem das condições favoráveis para que algo de certo.

Qdo nós dizemos que não vai dar certo ou que é difícil, estamos nada mais doq fazendo uma leitura da alma, onde as circunstancias é que vão ditar os resultados.

A leitura que o nosso espírito tem a capacidade de fazer, olhará para qualquer que seja o problema como sendo algo possível a se vencer.

As coisas se tornam difíceis pq estamos tentando resolver pelo meio errado, não é pela leitura da alma, mas pela leitura do espírito; mas para que haja uma leitura positiva, nosso espírito precisa ser edificado, caso contrário ele não terá os recursos necessários para encarar os problemas como algo possível a ser vencido.

Oq é que acontece qdo precisamos de uma fé que não possuímos? Ficamos a mercê das circunstancias, a não ser que o Senhor tenha misericórdia de nós, caso contrário nós padecemos pq não possuímos uma fé capaz de olhar além das circunstancias.

É no espírito que a fé habita, e se o espírito e a fé não forem edificados, não conseguiremos encarar os diferentes níveis de circunstancias que aparecem.

Como edificamos nosso espírito e a nossa fé? I Co 14:4 “O que fala em línguas edifica a si mesmo” e no verso 14 diz “Porque se eu orar em línguas o meu espírito ora de fato”, essa é uma maneira pela qual edificamos nosso espírito, assim ele terá condições de enfrentar qualquer que seja o problema que estamos passando.

Nossa fé se edifica de maneira semelhante, orando no Espírito Santo (Jd 1:20), dessa maneira teremos aquilo que precisamos para olhar pra qualquer que seja o problema e passarmos por cima deles, lembrando q sua fé é edificada em cima da Palavra que vc ouve, segundo nos afirma (Rm 10:17) a fé vem por ouvir e ouvir a Palavra de Deus.

Veja que interessante, o mesmo dom, operando em coisas distintas, edificando o seu espírito, e edificando a sua fé, porém o dom usado é o mesmo, a oração em línguas.

Meus irmãos, Paulo escrevendo em sua II carta aos Coríntios no capitulo 11, temia que os cristãos de coríntios fossem enganados assim como Eva foi pela serpente e eles se apartassem da simplicidade e pureza que há em Cristo.

Muitas vezes deixamos de ser simples, e nos ligamos demais aos nossos problemas e nos esquecemos de nos edificar, pois é essa edificação que te manterá firme na hora oportuna.

Nós contamos muitas histórias reais de homens e mulheres de Deus que venceram, mas nem sempre nos atentamos ao fato de que eles de alguma maneira estavam firmes em Deus interiormente; havia algo dentro deles que os faziam acreditar na vitória, eles olhavam e viam; há UM conosco maior que oq está com eles, vamos ler uma dessas histórias q está em II Crônicas 32:1-8.

Outra história está em II Reis 6 qdo o rei da Síria fazia guerra contra Israel, vamos ler do v.8-17.

Há algo dentro de nós, e que tbém nos fazer crer na vitória, pois nos diz: “Maior é oq está em vós doq oq está no mundo” (I Jo 4:4).

Oq estas histórias tem haver com a edificação interior que precisamos ter, se vc reparar, tanto numa qto noutra é dito para “não temer”, qdo não estamos preparados por dentro, o medo tem condições de nos levar ao fracasso, muitas vezes por não estarmos edificados no espírito e na fé, passamos por problemas e não acreditamos que o Senhor possa nos socorrer no meio deles, e suprir todas as nossas necessidades, e é nesse momento em q a edificação interior falta, q o medo toma conta.

E se o medo tomar conta seremos movidos pelas circunstancias, mas se houver uma edificação interior e uma fé edificada, temos totais condições de vencermos qualquer coisa, se atente pra isso e se edifique mais, pois a lutas virão, e a condição interior irá determinar seu resultado.

Pr. Leandro A. Martins