Governados pela vida

24/09/2013 11:08

Antes de virmos pra Cristo havia uma vida governando em nós, essa vida produzia a morte e era responsável pelas derrotas, essa era uma vida q não vencia, chamamos essa vida de velha natureza e vida da carne, e o salário ou recompensa dessa vida era e continua sendo a morte (Rm 6:23).

Vamos definir pecado de uma maneira simples, pecado é tudo aquilo q transgride a natureza de Deus, é tudo aquilo q está contrário ao caráter Santo do Senhor, pecado é tudo aquilo q te afasta do Senhor.

Esse era um modo de vida q nos governava e q não produz uma vida q vence.

Agora q recebemos uma nova vida, uma nova natureza dentro de nós, temos a vida q nos da à vitória, essa é a vida de Deus dentro de cada filho dEle, por isso temos esperança como nos diz a Palavra, “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1:27), toda vida sem Cristo é uma vida sem esperança, com a morte de Cristo o Pai pode nos proporcionar a vida de seu Filho.

Dia a dia nosso Senhor busca nos ensinar a viver essa vida q está dentro de nós, há uma vida dentro de vc e o Espírito quer nos ensinar a expressar essa vida, pois ela pode ficar retida dentro de cada um.

A Palavra nos ensina em Efésios 6:13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Algumas traduções trazem “e depois havendo feito tudo” permaneceis inabaláveis.

 

Mas oq quero lhe mostrar q é possível vencer, e vencer tudo, pra isso precisamos aprender a manifestar a vida dentro de nós, vamos tomar o exemplo de Jesus, q teve uma vida de preparação até começar a cumprir seu ministério, Jesus venceu tudo em todas as coisas q Ele fez, inclusive a morte q não o pode segurar (Rm 6:9:11 ler), analisando como Cristo viveu, Ele viveu pelo Espírito.

 

O Espírito é responsável por expressar a vida de Cristo em nós, esse é um dos motivos dEle ser chamado de Espírito da vida (Rm 8:2 ler).

Se observamos esses versículos de Romanos tanto no capitulo 6 quanto no 8 fala de morte e vida, pq isso?

Pq aqueles q morreram com Cristo receberam da mesma vida q Cristo recebeu, tudo oq Ele conquistou nós conquistamos com Ele.

Antes de recebermos a Cristo não vencíamos pq não tínhamos de sua vida operando dentro de nós, e tudo q fazíamos era um esforço tremendo e inútil na carne para q as coisas acontecessem, mesmo hj depois de nascidos de novo, com a natureza e vida de Cristo dentro de nós, qualquer esforço feito pela carne será inútil, não existe outra alimento para a carne q não seja o pecado, e a vida da carne não produz vitória, Paulo disse em (Romanos 7: 14:25 ler) na nossa carne não habita bem algum, logo se bem algum habita nela, ela não pode produzir a vida de Deus em vc, nem tão pouco lhe conceder a vitória.

A vitória não está na carne, mas no espírito.

É possível vencermos nesse mundo de adversidades, não devemos encarar as tribulações q passamos além doq convém, Jesus disse q passaríamos por tribulações, mas Ele disse sobre ter bom animo, pq Ele venceu o mundo (Jo 16:33), agora pense comigo, se Ele venceu o mundo e a vida dEle está em nós, oq podemos concluir? É que vencemos com Ele, tudo oq Cristo conquistou, qdo Ele veio habitar dentro de nós Ele trouxe consigo, inclusive a vitória, a Palavra nos assegura q somos mais q vencedores por meio daquele q nos amou (Rm 8:37).

Oq significa ser mais q vencedor? Vamos dar um sentido a isso, pois não podíamos conquistar nada antes de Cristo conquistar pra nós, então vamos dar um sentido sobre isso, ser mais q vencedor é aquele q não foi pra guerra, q não lutou, não pagou o preço, mas recebeu o premio, alguém fez isso tudo por mim, e no final eu recebi o premio.

Quem foi pra cruz no meu lugar? Quem venceu os principados e potestades no meu lugar e me deu a vitória e autoridade sobre eles? Quem venceu a morte para q eu pudesse ter vida? Quem venceu as doenças pra que eu fosse sarado? Quem venceu a miséria para me tornar prospero? Quem se angustiou para q eu pudesse ter paz? Cristo fez isso tudo, ele lutou a nossa luta e nos coroou com o premio da vitória.

Não estou querendo isentar ninguém de suas responsabilidades, como tomar a sua cruz e segui-lo, revestir-se da armadura de Deus para o combate, viver pela fé a minha vida, não é isso q estou dizendo, estou dizendo q não poderíamos ter nada disso se Cristo não tivesse conquistado para nós e nos dado de graça.

Então perceba o grande beneficio q recebemos qdo permitimos o Senhor habitar em nós, Ele comunicou sua vida conosco.

Pra nós foi de graça, mas pra Ele foi um preço altíssimo a ser pago, mas se Ele pagou é pq valia a pena.

Foi pago um preço muito alto pela nossa vitória, por isso não a entregue por nada, não entregue pela sua carne, pela sua alma, pelo mundo, pois foi por essas e outras coisas q o Senhor venceu.

A maior vitória de Cristo para nós foi sobre a morte e o pecado, pq essa era nossa condição antes de virmos pra ele, e qualquer ser humano q viva debaixo dessas duas leis, q é a lei do pecado e da morte não pode ser vitorioso em nenhuma área de sua vida, lei fala de governo e se vivíamos debaixo desse governo, vivíamos debaixo do governo do diabo.

A Palavra nos diz em I Coríntios 15:55-57 q Cristo nos deu a vitória sobre o pecado e a morte.

Nós assimilamos a vitória dos outros medindo a riqueza q eles possuem, isso não é vitória se estiver fora de Cristo, afinal doq adianta o homem ganhar o mundo inteiro e no final perder a sua alma (Mt 16:26 ler).

Vc pode pegar o homem mais rico do mundo, eu lhe asseguro ele não é vitorioso se não tiver a Cristo, pois oq governa a sua vida é a morte e o pecado, não a vida vitoriosa de Cristo.

Precisamos entender q já vencemos todas as coisas, o nosso desafio é aprendermos a permanecer firmes nessa vitória, de q maneira eu aprendo isso? Andando com Aquele q venceu todas as coisas, mantendo minha comunhão com Ele, me relacionando diariamente com o Senhor, permitindo-O q Ele me mostre tudo oq foi conquistado através dEle para nós.

Assim o Espírito da vida q habita em nós, nos fará exercer toda a vida de Cristo, q porventura é uma vida abundante.

Pr. Leandro A. Martins