Não desvie do caminho, permaneça na rota certa...
Para alcançarmos oq nos foi preparado, precisamos permanecer nos planos no qual fomos chamados, cada um é responsável por descobrir o pq e para que foi chamado.
Deus põe-nos em seus caminhos para que neles possamos encontrar tudo oq Ele preparou; mas precisamos entender q a fidelidade em percorrer esse caminho deve ser mantido, caso contrário desviaremos da rota certa, perdendo o propósito do Senhor em nossas vidas.
Por vezes temos buscado chegar aos propósitos do Senhor de outra maneira q não seja pelo Espírito do Senhor, nos esquecendo q os princípios não mudaram e q o mesmo q nos revela a vontade do Pai é o mesmo q nos guia nela, ou seja, o Espírito Santo.
Por isso é de tão grande importância se envolver com o Espírito Santo, pq por intermédio dEle conhecemos os designos do Senhor.
Oq para muitos é perder tempo se envolver com Deus, para nós é se privar de muitas coisas ruins, inclusive de desviarmos da rota certa.
Vamos ler o caso de Jonas, abra sua Bíblia em Jonas 1.
Deus tinha um propósito para Jonas, no qual está descrito no verso 2, esse propósito deveria ser alcançado por um caminho no qual Deus havia preparado, ou seja, um plano q o Senhor traçou a Jonas, só q oq vemos é q Jonas decidiu tomar uma outra rota, traçar um outro plano, nesse momento Jonas saiu do propósito do Senhor para ele, e começou a trilhar a sua própria rota, as consequências podem ser funestas qdo decidimos andar longe do Senhor, se não houver um arrependimento e quebrantamento podemos perecer na barriga do grande peixe.
Deus preparou um caminho para q fosse trilhado através de um único Espírito, e qualquer outra coisa q esteja nos guiando q não seja o Espírito nos levará para fora da rota de Deus e para fora de seus planos e propósitos.
Precisamos diferenciar propósito e plano, propósito é um fim determinado, um objetivo específico, um alvo a ser alcançado. Por exemplo, o propósito do Senhor para nós é a vida eterna ao seu lado, amém? Mas para alcançarmos essa vida eterna, Ele planejou meios para q pudéssemos alcança-la, esses são os seus planos, por exemplo, vc recebeu a Jesus, nesse momento vc entrou no propósito de vida eterna do Senhor, mas até q vc desfrute dessa eternidade, Ele traçou planos para q pudéssemos andar neles, são através desses planos q o propósito do Senhor se estabelece, os planos de Deus só deverão ser percorridos pelo Espírito Santo, caso contrário não desfrutaremos do propósito preparado por Deus.
Foi oq aconteceu com Jonas, Deus tinha um propósito para Jonas e a cidade de Nínive, Deus havia determinado destruir os ninivitas, mas para q esse propósito se cumprisse através da vida de Jonas ele precisaria trilhar os planos do Senhor, ou seja, a rota q o Senhor traçou a ele, Deus lhe disse: “levanta-te e vai a grande cidade de Nínive”, então percebemos q Deus lhe deu uma rota, e Nínive era essa rota, para q o propósito do Senhor se cumprisse através da vida de Jonas ele precisaria chegar até a cidade.
A rota q Jonas decidiu tomar foi ditada pela sua vontade ou sua carne, ele estava debaixo de uma palavra do Senhor, e sua resposta mostraria por quem ele iria andar e onde ele iria chegar, a principio ele não andou pelo Espírito do Senhor e sim pela sua carne, desencadeando tanto para si, qto para aqueles q estavam com ele problemas.
Então perceba q se desviar da rota certa, dos planos do Senhor, poderá afetar o propósito q Deus tem para cada um de nós.
A rota para Tarsís fala de um andar na carne, na sua própria vontade, mas a rota para Nínive fala de um andar na Palavra através do Espírito.
Pensa num homem doido, foi Jonas, ele buscou fugir da Presença do Senhor, alguém consegue se esconder dEle? Diz a Palavra em Salmos 139:7 “Para onde irei eu do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua Presença”, por isso nessa noite o Senhor te encontrou pra te dizer, volte para os meus planos, e trilhe a rota q eu designei, para q vc cumpra o meu propósito na sua vida.
O único mar profundo q Deus quer te lançar é no mar do Espírito, Jonas estava na extremidade do mar, dentro do ventre de uma grande peixe, mas esse mar em q ele se encontrava era um mar da consequência, em função do seu desviar da rota do Senhor.
Muitos de nós entramos diversas vezes nesse mar, simplesmente pq traçamos outra rota, e as coisas se tornam atribuladas só pq não andamos pela Palavra q nos foi dada e pelo Espírito Santo.
Nessa hora só nos resta uma coisa, nos humilharmos como Jonas e decidirmos voltar para a rota certa, o salmista continua dizendo no Salmos 139:9 “Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar” onde Jonas estava? Ele estava nas profundezas do mar é só vc ler (Jn 2), o verso 10 de Salmos diz: “Ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”, oq aconteceu com Jonas depois q se humilhou a Deus?
A mão do Senhor guiou Jonas de volta ao seus planos, para q o propósito de Deus se cumprisse; e disse Deus ao peixe, e o peixe vomitou Jonas na terra (Jn 2:10).
Não está claro se Jonas foi deixado diretamente na terra de Nínive, mas o fato era q ele estava de volta à rota q lhe foi planejada, e no cap 3:1-2 diz: “Pela segunda vez veio à palavra do Senhor a Jonas, dizendo: Levanta-te e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem q eu te ordeno”. É oq o Senhor nos diz nessa noite, eu te chamo pela segunda vez e te digo q ande noq eu te chamei, assim os meus propósitos se cumprirão na sua vida.
Deus tem falado muito forte essa palavra no meu coração q está em (Dt 30:19) O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
Ao homem pertence os planos do coração, mas a resposta da língua vem do Senhor (Pv 16:1), Jó disse: “Bem sei q tudo podes, e q nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó42:2), tudo aquilo q vem de nós se frustra, mas oq vem do Senhor não pode ser frustrado, pode não se cumprir através de vc, mas certamente vai se cumprir através de outro.
Pr. Leandro A. Martins