A tentação de Jesus, nossa tentação.

03/02/2014 22:37

    A tentação de Jesus, nossa tentação.

Neste novo assunto abordado, quero expor três áreas onde satanás nos tenta e quase que na maioria das vezes nos vence, talvez por não termos conhecimento e discernimento de tais áreas atacadas.

Ao ser tentado no deserto por satanás, o senhor Jesus nos deixa algo muito importante e esclarecedor para que através das escrituras possamos nos defender e vencer o diabo.  Sem o qual não podemos exercer o ministério que nos foi confiado, pois as maiores fraquezas, pra não dizer as únicas fraquezas estão relacionadas nestes textos tão importantes e às vezes tão pouco notados e estudados.

 Iremos utilizar hoje os textos descritos pelo discípulo de Jesus denominado Mateus. Em (MT 4:1 aos 11) é descrita a tentação de Jesus, que nos expõe três áreas em que foi tentado. Santas é um ser astuto e muito inteligente, e sem a ajuda do Senhor e de seu Espírito não conseguiremos derrotá-lo. As três áreas atacadas por satanás foram às áreas que compõe nosso ser: CORPO, ALMA e ESPIRITO.

MT 4:3 e 4 (E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és filho de Deus manda que estas pedras se tornem em Paes.Ele, porem, respondendo disse:Esta escrito; nem só de pão vivera o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus). Essa tentação que aconteceu com Jesus era necessária, assim como o é para mim e você. Para completar sua missão o senhor precisaria vencer as áreas atacadas. É de suma importância destacar que, quem conduziu o senhor a ser tentado foi o próprio Espírito de DEUS (v.1), se isso não fosse tão importante jamais o senhor iria permitir que Jesus passasse por aquilo. O Mesmo que o senhor passou as mesmas áreas atacadas, as mesmas fraquezas é hoje o alvo que satanás ataca em nos para que não cumpramos a missão que Deus nos inquiriu de realizarmos.

Veja bem, a primeira investida de satanás é na área do “corpo”, o senhor acabara de sair de um período de quarenta dias de jejum. O físico de Jesus estava debilitado, pois a escritura relata que o senhor somente foi tentado após sentir fome (v.2), e uma fome de quarenta dias. A meu ver a primeira preocupação do ser humano desde os tempos mais remotos é a sobrevivência, sempre foi e sempre será sobrevivência. Nosso corpo indiscutivelmente é refém de alimentos, líquidos e agasalhos, sem os quais jamais poderíamos continuar o curso da vida. È existentes muitos relatos de distúrbios de comportamento de seres humano que se debatem frente a frente com a fome, o ser humano se transforma nessas ocasiões sendo capaz de sentir raiva, impaciência, sendo capaz de roubar, matar para obter alimentos que é o caso do canibalismo e invasões de propriedades. Satanás sabe muito bem disso e chega a manter em cadeias algumas pessoas que tão total legalidade para que isso aconteça, o diabo persuade a pessoa ha se preocupar demais com isso; assim; a pessoa fica paranóica achando que não conseguira pagar o mercado, o aluguel, as dividas, que não conseguira se mantiver então o diabo consegue o seu objetivo, a pessoa coloca os olhos na situação e se esquece da palavra e promessas do Senhor, então o inimigo nos vence nessa área atacadas que é as necessidades ou o “corpo” como preferir.

Você pode pensar assim; mais isso é essencial para que eu possa me manter vivo. Claro que é essencial, tanto eu, como você e o senhor temos essa certeza. Ai você pode se perguntar; então o que fazer?Observe a resposta de Jesus ao diabo quando ele mandou que o senhor transformasse pedras em Paes; Nem só de pão vivera o homem, mais de toda palavra que sai da boca de Deus. Jesus não olhou para a fome e nem para suas necessidades do momento, mais ele se lembrou da poderosa palavra de Deus e se apoiou nela. Jesus tinha total convicção de que o senhor cuidaria dele assim com relata (MT 6;31 e 32). Nós também sabemos de todas essas coisas e nos mantemos firmes achando que somos fortes o suficiente para passar por essa tentação, ate que essa tentação chega; e descobrimos que não confiamos e nem nos apoiamos em Deus e sua palavra. O senhor quer nos usar na sua boa obra, mais não nos mandará para o campo até que essa primeira área atacada não seja vencida. Para sermos vasos e instrumentos de Deus é preciso confiar nele totalmente, assim como Elias foi, ele foi alimentado por corvos, pois confiou no senhor (1RS 17; 3ao6), grandemente foi usado por Deus. Eis ai a primeira área da sua vida a ser vencida para o seu ministério ser abençoado e abençoador.

 

(MT 4: 6 e 7) e disse-lhe: Se tu és o filho de Deus lança –te daqui abaixo,porque está escrito:aos teus anjos Dara ordens a teu respeito e o tomarão pela mãos para que nunca tropeces em alguma pedra . Disse-lhe Jesus: Também está escrito; não tentaras o senhor teu Deus.

A segunda área atacada pelo diabo é o entendimento ou se preferir a “alma” do homem. Um fato bastante notório e ate mesmo interessante que podemos aqui destacar, é que o diabo é conhecedor da palavra de Deus. Veja que nas duas áreas atacadas ele tenta persuadir e derrotar a Jesus citando partes da bíblia, ele não tinha conseguido vencer o senhor pela necessidade física, então resolveu apelar para a mente de Jesus. Amado observe o quanto satanás é sujo, malvado e astuto, pois sabendo ele que o Senhor estava debilitado, fraco, cansado tanto físico e mentalmente o ataca usando uma arma muito poderosa que é a palavra de Deus. Quanto de nós passaria por essa prova?Você acha que passaria?Satanás tentou fazer com o senhor o que ele faz conosco tentando confundir nosso entendimento humano, o diabo usa contra o próprio povo de Deus a palavra sagrada. Como somos meninos na fé, pois nossa sabedoria é humana, nossa sabedoria quase sempre não vem de Senhor ficando assim muito fácil de satanás nos derrotar, pois é muitíssimo inteligente, a inteligência daquele miserável está alem do que conseguimos alcançar. Nós o povo de Deus somos falhos o bastante para sermos derrotados por satanás, pois não temos prazer em ler, estudar, refletir, meditar e aplicar a palavra de Deus em nossas vidas, è uma vergonha observar o quão pouco de conhecimento bíblico e de revelação de Deus os cristãos tem em seu poder. Gastamos tempo demais com afazeres que não ira nos edificar e nos preparar para enfrentar as lutas e tentações que a vida no oferece, è triste admitir que o diabo use a palavra de Deus que deveria ser para nos dar autoridade e poder sobre ele e seus demônios para nos vencer. Jesus derrotou a satanás mais uma vez usando também as escrituras, chega de sermos derrubados por não termos conhecimento, como cumpriremos o chamado do Senhor sem conhecimento da verdade? Eis ai a segunda área atacada a “alma”, quer vencer satanás, amadurecer e estar preparado para o que Deus tem para você?Se revista de conhecimento e sabedoria de Deus.

(MT 4:8, 9 e 10) e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a gloria deles.E disse-lhe: Tudo isto te darei se prostrando me adorares. Então lhe disse Jesus: vai-te satanás porque esta escrita: Ao Senhor teu Deus adoraras e só a ele serviras.

Eis a mais, a mais difícil prova que Jesus passou e que nós passamos e por inúmeras vezes caímos. Satanás mexeu direto no ego do homem Jesus, ofereceu a ele gloria, poder, dinheiro, como isso é bom, quem não queira essas ótimas posses. Mas o diabo em troca pediu algo; adoração, rendição, ele queria que Jesus se curvasse a seus pés, isso é algo totalmente espiritual e ofensivo a Deus. Já sabemos que Jesus não adorou o diabo, mas, mas disso que acabamos de ler temos que tirar lições e observações. Jesus não se curvou e deixou claro que nós também conseguiríamos passar por essa tentação, mas pare um pouco de ler e pense; Será que isso está acontecendo com o povo de Deus?Será que está acontecendo comigo?Querido sinto em lhe falar que isso raramente anda acontecendo, o diabo ofereceu tudo que qualquer pessoa queria, mas Jesus não se dobrou. Amado muitas vezes o diabo nos oferece coisas e nós aceitamos, ele diz: se curve, e nós alem de nos curvarmos ate mesmo beijamos o dedão do pé do diabo. A nossa espiritualidade entregamos a ele quando deixamos de ir à presença de Deus por preguiça, por que preferimos a TV, computadores, lanchonetes, quando nos assuntos não agradam a Deus, quando pelo nosso coração passa pensamentos impuros de imoralidade sexual, de julgamento, de soberba, falta de humildade, duvidas e incredulidade a tudo que envolve Deus, quando nosso coração é mais envolvido por glorias, dinheiro, poder,quando queremos aparecer fazendo algo que é para a gloria de Deus,quando somos hipócritas, quando pregamos e falamos daquilo que não vivemos, essas coisas não provem de uma espiritualidade que venha de Deus, mas sim de coisas que procede de satanás e que ele nos oferece e com muita ingenuidade ou muitas vezes como muita consciência nós aceitamos.

Quer ser abençoado e abençoador, quer cumprir os propósitos de Deus para a sua vida, dirija seu coração e adoração inteiramente para o Senhor, Deus não divide você com ninguém, como ser usado pelo Senhor se nosso coração está anda cheio do mundo e dos presentes e pensamentos do diabo?

A bíblia fala em (MT 4:17) que após Jesus derrotar o diabo no deserto foi então iniciado o seu ministério, e não é nem necessário comentar como foi o ministério de Jesus por que você sabe como foi,alias você está aqui por causa desse ministério.Eis ai as três áreas a serem vencidas para que você cumpra com grandeza aquilo que o SENHOR TODO PODEROSO designou-lhe a fazer, DEUS abençoe e dê força para você vencer.

pr. Michael Oliveira