Carta Agosto Pr Dave

26/08/2011 10:26

DAVE ROBERSON

 

Agosto – 2011

Querido Amigo,

           

            Em todos esses anos que passei orando pelos doentes, pregando o Evangelho e ensinando sobre o amor de Deus, o momento em que descobri o papel vital da oração em línguas para cumprir o chamado de Deus foi crucial. Foi a partir daí que passei a encorajar cada vez mais as pessoas a começarem, continuarem ou voltarem a ter um estilo de vida de oração.

 

            Veja, se você precisa de direção para a sua vida nessa semana ou ano que vem, para a sua conta no banco, ou para a economia no geral, se você passa um tempo orando em línguas consistentemente, você dá a Deus o que Ele precisa para ajudá-lo. Mas há uma coisa que você precisa lembrar na medida em que se aproxima de Deus ao tornar sua vida de oração a sua prioridade: SEU MAIOR MESTRE É O ESPÍRITO SANTO, pois é a missão dele guiá-lo a toda a verdade. Depois que todos os pregadores pregarem e todos os exortadores exortarem e todos os mestres ensinarem, o Espírito Santo continuará sendo o Único que poderá instrui-lo com sabedoria.

 

            Pense no que está escrito em Hebreus 8:11: E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Por que Deus disse isso? Porque a única forma através da qual os santos do Antigo Testamento podiam conhecer Deus era através de ordenanças, instruções e sacrifícios da Lei. Apenas quando eles entendessem tudo é que Deus se manifestava a eles. Então, eles exclamavam, “Olha! É Deus!” Na Antiga Aliança, esses santos SABIAM quem Deus era, mas não O CONHECIAM.

 

            Mas agora, cada um de nós, como cristãos, podemos conhecer Deus, do menor até o maior. Por quê? Porque Ele escreveu Suas leis e a Sua natureza em nosso coração quando nascemos de novo!

           

            Antes de sermos salvos, era absolutamente impossível conhecer a Deus, pois não tínhamos uma natureza capacitada para isso. Agora, cada um de nós, como filhos de Deus, podemos conhecê-Lo pessoalmente e intimamente.

 

            É claro que pregadores e mestres humanos são instrutores da nossa fé. Mas ninguém nessa terra pode substituir a instrução recebida diretamente do Espírito Santo. É por isso que Jesus disse o que disse em João 14 até 16 quando instruiu Seus discípulos pela última vez antes de ser levado. Nessas instruções finais, Ele enfatizou o papel do Espírito Santo, que até aquele momento habitava com eles, mas depois estaria DENTRO deles.

 

                        E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

                        O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o                         conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

João 14:16,17

           

            Essa era a promessa da Cruz que os santos do Antigo Testamento estavam esperando – o dia em que Deus viria e tiraria a velha natureza deles, dando-lhes uma nova natureza que os libertaria do pecado. Por milhares de anos, esses santos esperaram. Eles viveram e morreram, indo para um lugar chamado “Seio de Abraão”, uma espécie de Céu para o Antigo Testamento, e continuaram esperando nas diversas dispensações até o momento da Cruz.

 

            Lucas 16:22 menciona brevemente esse tipo de Céu do Antigo Testamento quando diz, E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. O termo “Seio de Abraão” se refere ao lugar para onde iam todos os que morressem tendo aceitado em vida as promessas feitas a Abraão: que na semente de Abraão – que era Cristo – todas as nações da terra seriam abençoadas (Gênesis 22:18). Todos os que morreram esperando nessa promessa divina foram ao Seio de Abraão e lá ficaram até que o momento de espera acabasse.

 

            Então, Jesus veio à terra e completou o plano da redenção. Finalmente o dia chegou, quando Deus foi capaz de dar aos santos do Antigo Testamento uma nova natureza, libertando-os para sempre do pecado. Finalmente foi possível para eles sair das sombras e símbolos do Antigo Testamento e ir para o próprio Céu, ficando na Presença de Deus eternamente.

 

            Mas no nosso caso, não houve um período de espera, pois não nascemos debaixo da dispensação do Antigo Testamento; nascemos no NOVO Testamento. Não somos como os santos do Antigo Testamento, que tiveram que esperar a mudança de alianças para nascer de novo. No momento em que aceitamos a salvação, Deus nos dá uma nova natureza. E porque temos uma nova natureza, não haverá um momento de espera quando morrermos. Seremos imediatamente levados ao Céu, na própria Presença de Deus.

 

            Hebreus 11:39,40 fala sobre a diferença entre as duas alianças:

 

                        E todos estes [os santos do Antigo Testamento], tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a             promessa,

                        Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem             aperfeiçoados.

 

            Pense sobre essa aliança maravilhosa que temos com Deus! Vivemos na dispensação do Seu plano de redenção, quando Ele é capaz de transferir a experiência do novo nascimento aos nossos espíritos. E na criação da nossa nova natureza, Deus nos purificou tanto de nossos pecados que agora podemos receber Seu Espírito Santo. Tornamo-nos puros e sem culpa diante Dele!

 

            Deus enviou o Espírito Santo, com toda Sua santidade e pureza, para Se mover em nossa nova natureza. E agora que Ele mora dentro de nós, Ele se tornou o que nenhum homem pode ser para nós – o Instrutor de nossa nova natureza e o Ministro do nosso entendimento!

           

            O Espírito Santo é o nosso mestre principal em nosso andar com Deus. Depois que todos os pregadores e mestres lhe ensinarem tudo o que sabem, o Espírito Santo ainda é o Único que pode lhe dar o que nenhum homem pode. Quando você Lhe der permissão, Ele começará o Seu ministério dentro de você, guiando-o a toda a verdade, ajudando-o a superar sua carne e a renovar a sua mente, na medida em que você se conforma à imagem de Cristo. Mudanças começarão a acontecer em sua vida como você nunca sonhou!

 

            Então, determine-se a separar um tempo de comunhão diária com o Ministro do seu entendimento e o Instrutor da sua nova natureza. O Espírito Santo vai ensinar-lhe a crescer em Deus, e eu lhe garanto que você vai ficar maravilhado com os resultados!

 

 

            Seu colaborador,

 

DAVE ROBERSON