Conhecendo antes e depois 19/04/13
Conhecendo antes e depois
Jó 42:5 Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos (NTLH).
A tradução da Bíblia Viva nos traz uma definição interessante, Jó 42:5 Agora eu respondo: Somente agora eu conheço o Senhor de verdade! Antes eu só O conhecia de ouvir falar.
Qual é o nível de conhecimento q estamos tendo do Senhor na prática, ou seja, não de ouvirmos alguém falar, mas de desfrutarmos de um conhecer pessoal sem a interferência de terceiros?
Precisa haver uma atenção ao tipo de conhecimento q estamos chegando, se é àquele q só é produzido pelo conhecimento dos outros ou àquele q está sendo formado pelo meu interesse pessoal de conhecer.
Podemos destacar nesse versículo dois tipos de conhecimento, o conhecimento antes do encontro e depois do encontro “o superficial ou razo”, e “o profundo” não importa o qto eu conheça superficialmente as grandes obras do Senhor, não importa o qto eu conheça na teoria, oq me faz desfrutar é entrar no conhecimento adquirido.
Temos uma fala, uma atitude, um comportamento qdo não conhecemos pessoalmente a Pessoa do Senhor, nos tornamos muito teóricos e pouco práticos, ou seja, temos muito a contar dos feitos, mas pouca experiência q comprova os feitos q conheci.
É só prestarmos atenção na vida de Jó, pois ele mesmo declara q falou daquilo q não conhecia (v.3), até chegarmos nos capítulos q Deus começa a falar com Jó (Cap 38), poderíamos dizer q Jó era um homem extremamente sábio e q suas verdades não poderiam ser contestadas, más até então, Jó estava falando daquilo q conhecia superficialmente, por mais q ele tivesse a prática de ser integro e reto diante do Senhor, Jó ainda não havia tido um contato profundo com o seu Deus, e por isso sua maneira de falar e se comportar revelava o qto ele conhecia a Deus na prática.
Esse talvez esteja sendo o nosso problema, estamos inchando no conhecimento, na letra, e estamos muito pouco exercendo esse conhecimento na prática pelo Espírito, a letra mata como sabemos (II Co 3:6), podemos nos encher da letra e não termos vida alguma do Espírito, e pq isso? Pq o Espírito e a Palavra são um (I Jo 5:7), e só quem pode dar vida a letra é o Espírito, e a vida se manifesta qdo resolvemos colocar em prática o conhecimento.
Mas o ponto aqui é que não podemos continuar como Jó e muitos outros crentes, nesse mundo afora e dentro da igj encontramos pessoas com muito mais conhecimento doq eu e vc, mas rapidamente consegue-se observar q há muita letra e pouca vida, a vida é transmitida qdo entramos nela, e não tem outro jeito de se entrar na vida sem se entrar no Autor dela.
Entrar no Autor da vida nos fará pessoas q conhecem não de ouvir falar, mas de desfrutar da própria vida.
Jó poderia trazer inúmeras indagações a respeito de Deus e suas obras, porém oq iria fazer a diferença na vida de Jó era se ele iria praticar todo o seu conhecimento a respeito de Deus.
Jó só pode ter uma resposta correta de Deus no momento em q ele teve uma experiência real e pessoal com o Criador, ele mesmo disse: “somente agora eu o conheço de verdade” isso não significa q o conhecimento q Jó tinha do Senhor era totalmente errado, significa q ele nunca tinha tido uma experiência profunda q comprovasse aquilo q ele conhecia.
Qdo o Senhor se revelou a ele as coisas começaram a mudar, pq aquilo q Jó achava estar correto começou a vir a tona e lhe mostrar q o Senhor é muito mais doq um simples conhecer na teoria, a fala de Jó mudou, as atitudes dele tbém, seu comportamento era outro, simplesmente pq já não eram mais palavras, mas uma interação com a Pessoa do Senhor, Jó estava desfrutando agora não de palavras ao vento, mas de palavras vindas diretamente do seu Criador, isso é relacionamento, e q produz o mesmo resultado q produziu na vida de Jó, conhecer o Senhor não só de ouvir falar, mas com os próprios olhos desfrutar do Deus vivo.
Com toda a certeza a vida de Jó depois do ocorrido não foi mais a mesma, e agora não estou dizendo no sentido em q Deus lhe abençoou em dobro, mas no sentido em q Jó já na via mais a Deus da mesma maneira, superficialmente, pois ele tivera um contato real com o Autor da vida.
Estamos precisando desse contato mais profundo, talvez sua vida não esteja da maneira como vc gostaria agora, mas na maioria das vezes está dessa maneira pq nos negamos a um contato direto com Deus q transformará nosso viver, sua vida pode ser outra, uma era a vida de Jó antes, outra passou a ser depois q conheceu pessoalmente a Deus.
Talvez vc pense q está precisando disso ou daquilo outro, e está preso a essas coisas, mas o Senhor nos diz q oq estamos precisando é conhece-Lo pessoalmente e ter experiências q são frutos de um conhecimento em prática.
Paulo diz em Gálatas 6:17 Daqui em diante ninguém me moleste, pois trago no meu corpo as marcas de Jesus.
Paulo tinha no sentido literal as marcas no seu corpo por ser um seguidor de Cristo, mas sobre tudo isso, ele era marcado pelo seu Senhor no seu interior, por mais q tentassem desqualificar o seu testemunho, a vida de Cristo q estava nela falava por si só, ninguém chega ao estado de dizer q já não é mais ele quem vive mas q outra pessoa vive nele se não tiver se entregado a conhecer profundamente a outra pessoa.
Agora nós temos a opção de conhecermos na teoria, sabermos tudo oq foi feito pelos homens de Deus e não entrarmos no mesmo lugar q eles entrarão; sabe oq todos eles tem em comum? Conheceram a Deus não só de ouvir falar, mas provaram através de suas práticas.
O fato irmãos é q se não estabelecermos um ligação entre conhecimento teórico e relacionamento na prática nos tornaremos pessoas inchadas, sujeitas a nos tornarmos religiosos q cuidam ser os donos da verdade, soberbos e desprovidos da vida de Deus.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8:32), agora entenda q a verdade não está só nesse versículo, ela está em toda a Palavra do Senhor, e é nela q diz q aquele q ouve as palavras e não as pratica seu fim é a ruína.
Que esse seja o nosso clamor nessa noite, por conhecermos mais, e q esse deseja seja imperativo no seu coração.