Contemplar a Deus

24/08/2011 09:39

 CONTEMPLAR A DEUS

 Por muitas e muitas vezes pedimos ao Senhor para nos revelar os seus atributos, a sua essência dentre outros aspectos, mas na verdade Ele já deixou isso representado através de sua criação- (Natureza). Isso mesmo através do meio ambiente, ecossistema, como você preferir chamar!!! Certa vez quando viajava a caminho de Uberaba, não consegui tirar uma soneca, pois neste dia Deus queria que eu observasse algo. No caminho eu analisava pela janela do ônibus o crepúsculo da tarde, era algo tão lindo, e as vezes eu podia ver alguns montes, arvores belíssimas que eu nunca tinha prestado atenção, aquele sol de fim de tarde refletia ao meu rosto e pude sentir o calor aconchegante de Deus,  ao chegar na cidade senti um cheiro horrível de fumaça e aquela sensação de serenidade havia se acabado, pois os lugares lindos que havia presenciado tinha se acabado com aquele mal cheiro, mais adiante pude ver terrenos baldios repletos de lixo, entulho jogado pelas ruas, enfim uma tremenda desordem. Ao passar por aquele lugar Deus me fez lembrar de uma coisa, pode parecer loucura o que vou falar, eu havia pedido a Deus algumas semanas antes que Ele poderia me chamar a qualquer hora para “chorar com Ele”, foi o que eu fiz, chorei com Deus ao ver a sua criação destruída e desorganizada, chorei com Ele ao ver que antes “mãos” que foram dadas para cuidar e preservar hoje são “mãos” que ajudam a destruir. Sabe por que pedi isso a Deus? Porque dEle eu não quero somente a justiça e bênçãos, quero algo mais profundo, quero uma verdadeira comunhão. Mas este não é o foco da mensagem vamos partir para o que Deus quer mostrar, não pare de ler, viaje comigo!!!

Salmos 19.1-4

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.

A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol.

Romanos 1.20

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.

 

O salmista fala que os céus declaram a glória de Deus. A palavra glória quer dizer honra, fama, renome. Em romanos fala que os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder, e sua divindade se entendem claramente e podemos VER através das coisas que foram criadas!!!

Então vamos verificar agora, observando a natureza, algumas características de Deus. Primeiramente, quero dizer a você que tudo o que Deus criou é bom, porque Deus é bom, Ele não poderia produzir nada ruim. A natureza em si reflete características de Deus, porque se Deus criou isso ou aquilo logo faz parte do intimo de Deus... Vou citar um versículo que foi designado aos homens, mas através dele você vai começar a entender o que Deus fala.

Mateus 7.17-18

Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

Como já havia falado acima Deus é bom, e só produz coisas boas, isso nós ja sabemos e estamos carecas de mencionar isso, mas o foco da mensagem de hoje é olhar para a paisagem e contemplar a essencia de Deus, a bondade de Deus, o amor de Deus! Contemplar é observar atentamente. Segure-se firme e não desanime, Deus está falando contigo!

Profundidade- Podemos observar a profundidade do amor de Deus, ao contemplar um oceano, o oceano é tão profundo que em determinado ponto os homens não conseguem chegar, mesmo com o auxilio de um submarino pois a pressão é muito alta. Fugindo para outro contexto podemos enxergar o imenso poder de Deus quando usou moisés para abrir o mar vermelho. No entanto não imaginamos o que seja “abrir um mar”, aquelas palavras parecem ser tão ignoradas por nós “há Deus abriu o mar, que bom”... Pessoal o oceano é profundo demais, nosso Pai abriu o mar para o povo passar... imaginem as baleias, os cardumes de peixes se afastando indo a uma direção para as aguas serem abertas.Aleluia, isso é tremendo demais.

Suavidade- imaginem uma flor, pensem no perfume suave que elas exalam. Do extrato de flores, ervas, frutas que são fabricados os perfumes, óleos corporais e outros. Jesus, foi ao Pai para nos enviar o Espírito Santo, que nos ensina de forma suave e delicada.

Delicadeza e detalhista- podemos observar que Deus é também delicado ao contemplar uma rosa, Deus é delicado conosco. Uma pessoa delicada é meiga, é uma pessoa que geralmente pensa nos mínimos detalhes. Deus ao criar o mundo e os homens Ele desenhou tudo nos mínimos detalhes, imaginen as formas de uma flor , imaginem as formas das suas mãos. Vamos partir um pouco para biologia do corpo humano? Sabia que aqueles pelinhos no seu ouvido e a cera que é produzida é justamente para proteger o seu tímpano? Sabia que os pelinhos do seu nariz é para filtrar o ar e não permitir que impurezas penetrem? Sabia que o seu piscar de olhos é para levar a lubrificação a toda superfície ocular? Sabia que quando você pensa, movimenta, come, sorri, fica com raiva, ouve, senti frio e calor, dorme e etc, neurotransmissores são liberados para produzir esses impulsos? Pois é Deus pensou nisso tudo e as vezes ao ver a criação do homem lá em genesis não paramos para pensar nesses detalhes, e se for falar mais coisas eu teria que escrever um livro falando só desses detalhes do corpo humano.

Amor e cuidado- Podemos ver o amor de Deus ao observar as estações do ano ou seja as fases climáticas. No outono, também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam cobertos de folhas de todos os tamanhos e cores. No inverno associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. As árvores ficam ociosas. Na primavera, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão. Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem. As arvores começam a florescer. No verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono. As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. As vezes o céu fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor. Deus amou sua criação, imagina se fosse apenas sol, ou chuva, ou frio?

Liberdade- Podemos verificar quando observamos pássaros, e o vento que voam e se transportam livremente.

Diversidade- olha só a quantidade de espécies que existem! Você não é igual a ninguém! Entrando um pouco em biologia, durante a sua formação onde as células estão se multiplicando acontece um processo fundamental chamado crossing over que é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Esse processo consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.

As trocas provocam o surgimento de novas seqüências de genes ao longo dos cromossomos. Assim, se em um cromossomo existem vários genes combinados segundo uma certa seqüência, após a ocorrência do crossing a combinação pode não ser mais a mesma, por isso você tem traços do teu pai ou da tua mãe, mas você não é igual.

Soberania e agilidade- Podemos apreciar a soberania de Deus ao ver uma ave chamada abutre do Himalaia, essa ave voa a uma altura de 11.200 metros de altura, e ao verificar tudo isso citado acima, enxergamos a agilidade de Deus que criou essa maravilha em 6 dias!!!

 

QUANDO CONTEMPLO A NATUREZA, CONTEMPLO A ESSÊNCIA DE DEUS!!

 

Miss- Kamila P. Santos