O MAIOR DOS MALES: A INQUIETUDE- 29/06/12
29/06/2012 08:30
Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus...(Salmos 46:10)
O maior desejo da alma humana é sem dúvida alguma, o de conhecer Deus. Quantos rios de tinta e quantos quilômetros de papel já foram gastos, para escrever reveladores estudos profundos e sinceros de homens que tanto almejam penetrar os mistérios da Divindade. Eu tenho para mim que o caminho mais fácil para o homem conhecer a Deus é o caminho da quietude interior, da meditação tranquila e penetrante.
Conta-nos ilustre escritor que em certa ocasião se viu frente a certo problema, cuja severidade lhe fazia palpitar o coração. A resposta precisava ser urgente e urgia, também uma ação imediata e rigorosa para que um desastre fosse evitado. No fragor da crise, quando tão intensas eram as brumas no meu coração, conclui aquele escritor, eu ouvi uma voz mansa e suave a sussurar no profundo do meu ser: " Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus...".
Aquela solene admoestação tinha realmente poder, e aceitando-a como norteadora de meus passos, esperei pelo Senhor, cuja graça me alcançou de forma maravilhosa. Mudança radical se operou em mim. A experiência que tive foi tão sublime, que não a trocaria por nada deste mundo. E aprendi finalmente, que a minha fortaleza se consistiria em sentar-me e ficar quieta..
Este é o conceito , mavioso e excelso, que encontramos no livro de isaias. Referindo-se as bençãos que alcançariam aqueles que densansassem no senhor, diz o profeta Messiânico: "... no estarem quietos está a sua força..." Na tarde cinzenta de suas angustias bradava o salmista: "por que estás abatida, ó minha alma, e porque te pertubas em mim? Espera em Deus...." É a terapêutica da paciência, da confiança absoluta no senhor, da quietude íntima, real.
Meditando assim, fiquei pensando, meu leitor, em você.Considerei quantas bençãos você está desviando da sua vida, quantos privilégios você está perdendo, porque você não confia realmente em Deus. A sua inquietude, a sua aflição, o seu desespero, tornam-se verdadeiros gigantes prontos a esmagar a sua alma, quando a resposta para você seria a recomendação do nosso texto: " Aquietai-vos e sabei que aprender a lançar sobre o Senhor todas as ansiedades do seu coração, porque Ele tem cuidado de nós.
Fica pois, aqui com você meu leitor, este conselho. Conselho fiel nas minhas incertezas, companheira de muitas nas minhas venturas. Descanse , portantoo, em Deus, porque Deus é fiel, e fará no tempo oportuno a parte que lhe compete fazer.
"[...] no estarem quietos estará a sua força..."