O que causa um impasse?

02/12/2013 11:01

O Que Causa um Impasse?

"Podemos nos tornar muito desapontados quando nos submetemos com fé a um período de oração, e depois parecer que Deus não fez nada para nos responder. Mas a verdade é que Deus é incapaz de nos desapontar! 

A decepção ocorre quando não entendemos como Deus responde aos mistérios que oramos em línguas. Então, paramos de orar antes que Ele possa manifestar Seu poder em nossas circunstâncias externas.

Muitos de meus amigos, vez por outra, caíram nesta armadilha. Eles se entusiasmavam depois de ouvir uma mensagem sobre orar no Espírito Santo e sobre a edificação em sua fé santíssima. Então, entravam de cabeça em horas de oração todos os dias.

Mas, após alguns meses deste tipo de oração, eles encontravam um impasse. Em vez de Deus operar milagres nas circunstâncias que os rodeavam – livrando- os das dívidas, curando seus físicos e assim por diante – parecia que o oposto acontecia. Muitos deles entravam em crise e suas emoções iam à loucura. Alguns deles passavam por crises emocionais de desespero. Outros demonstravam um lado bem estranho de sua personalidade.

Conseqüentemente, muitas destas mesmas pessoas falam mal da oração em línguas. Ainda outros desprezam a importância das línguas ao começarem a pregar contra elas.

Note, quando o processo de edificação começa a iluminar os feitos da carne que estão escondidos na escuridão, ele ilumina não somente aquelas coisas de que você quer se livrar, mas, as coisas que você não quer.

O Espírito Santo removerá estes bloqueios espirituais da escuridão e os colocará à mostra e você poderá ver mais claramente com o que você está lidando. É neste momento que as suas emoções podem algumas vezes ir à loucura.

À medida que a luz da edificação brilha mais e mais, o Espírito Santo começa a descobrir alguns dos bloqueios mais difíceis de lidar, como falta de perdão e egoísmo.
A essa altura, algumas pessoas param de orar, porque cada vez que se fecham no quarto de oração, as emoções negativas se tornam mais fortes, trazendo muito tormento. O diabo usará estas emoções e tudo mais em seu poder para tirá-las da oração, arremessando dardos ferozes de incredulidade, derrota e engano em suas mentes, ao máximo que ele puder.

Em vez de se sentirem melhores, à medida que oram, estas pessoas se sentem piores. Então, no dia seguinte, quando chega a hora da oração, sentimentos antagônicos começam a se levantar. Suas emoções entram em revolta contra a oração em línguas, e elas raciocinam, “Se orar em línguas é tão importante assim, por que estou me sentindo deste jeito? Que bem está me fazendo? Eu não sou pior do que qualquer outra pessoa”.

Muitas vezes, o que nós estamos realmente esperando é alguma fórmula mágica que ativará Deus a mudar tudo em nosso redor. Nós queremos que Deus nos use exatamente do jeito que somos.

Uma pessoa pode passar por este tipo de impasse se ela persistir na fé e na oração. As emoções de falta de perdão, egoísmo e assim por diante, se tornarão tão fortes que será impossível ignorá-las. Quando a pessoa finalmente reconhece quão feias são estas obras carnais, o poder do Espírito Santo lhe dará a força interna para lidar com elas. Arrependimento verdadeiro pode acontecer, o que levará à mortificação, vitória e libertação.

Eu quase caí na mesma armadilha que meus amigos caíram quando cheguei neste impasse no primeiro ano de tempo integral do ministério. Mas eu acabara de me tornar um “homem de fé” ávido, então, minha atitude sobre tudo podia ser resumida em uma frase: “Se a Palavra diz isto, eu acredito!”. Eu estava determinado a não ser movido por aquilo que eu via, ouvia, ou sentia, mas somente pelo que a Palavra dissesse. E se a Palavra diz que quando eu oro em uma língua desconhecida, eu me edifico – glória a Deus , era exatamente o que eu iria fazer!

À medida que passei daquele impasse para o outro lado, eu percebi que alguns dos velhos medos e incertezas que costumavam controlar minha vida tinham cessado. Por exemplo, o medo da falta de provisão, tinha sido crucificado. Eu não era mais atormentado com pensamentos do tipo, agora estou em tempo integral no ministério. Eu tenho três filhos pequenos e nenhum lugar para pregar. Meu Deus, de onde virá o dinheiro?
Através da oração em línguas, aquele medo morreu. Superei o impasse e entrei em um lugar de paz. Eu sabia dentro do meu espírito que Deus seria o Provedor de todas as minhas necessidades."

- Pr. Dave Roberson -