Vivendo meu compromisso com o Senhor
Texto Base: Isaias 6:8
Há tantas coisas com q se preocupar em nossos dias, q muitas delas tem afetado diretamente nosso viver com Deus.
É alarmante o numero de cristãos q tem surgido nos nossos dias, são tantos q tem sido destaque nas mídias, só q oq não se fala é a quantidade desses q realmente estão comprometidos com o Senhor de fato.
De fato temos criado cristãos abaixo da média, ou seja, cristãos q não desejam compromisso com seu Senhor, nos preocupamos em como vamos fazer para mantê-los dentro da igj, como vamos entretê-los, ou q tipo de estratégia será necessária para não perdê-los, e estamos esquecendo do principal, q é, gerar uma consciência de um relacionamento e comprometimento de cada um deles para com seu Senhor.
Sob um olhar rápido veremos muito falta de compromisso em nossa geração, essa falha vem de dois pontos, do altar, daquele q ministra, e do banco, daquele q ouve.
Do altar pq temos uma geração de pregadores q estão mais preocupados em satisfazer os seus desejos e os de seus membros, doq lhes ensinar a se comprometerem mais a finco, afinal, hj vale de tudo para não perder uma alma, e qdo digo de tudo é de tudo mesmo, inclusive tolerar pecados q podem afetar todo o corpo.
Do banco, pq muitos se acomodam e não querem ter um pingo de interesse de conhecer a vontade do Senhor, ouvimos e ouvimos, mas não queremos ser os q praticam, não podemos culpar apenas aquele q ministra, pois existem muitos membros q qdo notam q algo está errado eles não se conformam e buscam mudanças, mas muitos não estão nem ai, se está certo ou errado, contanto q seja bom e agradável pra eles tudo está bem.
Grande parte do povo de Deus tem sido agitada pelo vento, são como ondas, de um lado para o outro, não possuem firmeza alguma da Palavra e seu compromisso com Deus lhes é totalmente desconhecido, veja as pessoas de Beréia, qdo Paulo e Silas foram enviados para lá e começaram a pregar eles buscaram com avidez examinando diariamente as escrituras para ver se de fato era assim (At 17:11), a palavra avidez significa “desejo vivo e ardente por algo ou alguém” algumas traduções dizem que com grande interesse eles examinavam as escrituras, agora pergunto, qual é o maior interesse do povo de Deus hj?
Falando de jovens, garanto a vc q a maior parte está mais interessada em ir para shows doq virem a escola bíblica aprenderem mais de Deus, tem sido essa geração q se tem levantado, agitadores sem firmeza alguma da Palavra e totalmente descompromissados, pergunte a alguns amigos seus q são jovens alguma coisa referente a Bíblia, poucos é q saberão lhe responder, agora pergunte quem é q vai fazer um show mês q vem não sei aonde, eles irão te responder com precisão, e talvez até estejam preparando uma caravana para irem.
Agora quero ver esses mesmos jovens se interessarem e marcarem uma noite de vigília, pulam tudo fora, e sabe pq? Pq não querem compromisso sincero e verdadeiro.
Dou graças a Deus por vós, pois vcs tem sido pessoas q demonstram querer algo com o Senhor, mas a exortação e para vcs tbém, precisamos ter mais compromisso, estamos faltosos em alguns pontos, jovens, devo lhes lembrar de algo, satisfaçam os desejos do seu coração, mas lembrem-se q Deus de tudo irá pedir conta, devemos aprender a inclinar o nosso coração a um compromisso com o Senhor, e isso é pra todos, pois todo vamos prestar contas.
Uma geração descompromissada tem sido gerada pq tem havido um afastamento legitimo da Palavra (II Tm 4:2-4), vale mais ensinar a ser superficial, pq custa menos, exige menos da pessoa, e qto menos esforço fizermos melhor será.
Insensatos, estão esquecendo q quem quiser ganhar sua vida perdê-lá-a (Mt 16:25), uma geração q tem vivido na base do egoísmo e q se preocupa apenas consigo mesmo é uma geração descompromissada.
Enquanto não tomarmos nota com quem é o nosso compromisso, não iremos vivê-lo de fato, isso precisa ser real e vivo pra nós, nosso compromisso principal é com o NOSSO SENHOR.
E o contrário disso é oq vemos. Em primeiro lugar está a minha vida, meu compromisso principal é meu bem estar.
Não percebemos, mas o consumismo é oq tem guiado nossas vidas, eu preciso consumir o máximo q puder pra mim, afinal tenho um compromisso com meu deus chamado “ventre”, vamos ler Filipenses 3, agora note uma verdade, qtos são os de hj q tem ensinado essas coisas, a considerarem seus lucros como perda por amor a Cristo? Qtos são os q tem ensinado q tudo perde o valor, qdo se trata de conhecer a Cristo, poucos nos dias de hj estão preocupados com isso, pois tal assunto pode afastar os ouvintes, digo a vc q quem não quer se comprometer com o Senhor já está afastado dEle, é impossível o Espírito habitar dentro de uma pessoa e não gerar nela a necessidade de se comprometer com Pai e sua obra.
A questão é que quem produz uma consciência desse compromisso é o Espírito, e se pouco nos relacionamos com Ele, pouco dessa consciência será real e viva pra mim.
Existem muitos cristãos q são sinceros e q se converteram de fato, porém por não se relacionarem com o Senhor, pouco dessa consciência de ter um compromisso com o Senhor é gerada.
Dizer aos cristãos hj q eles precisam aprender de Deus, irá soar pra muitos como uma afronta, pois afinal eles tem uma vida corrida, é oq dizem, e o pouco tempo q lhes restam eles o tem para descansar, e dizem, Deus vai entender q estou cansado, trabalhei demais, estudei demais, cuidei muito dos meu negócios, dos meus interesses, e o pouco tempo q me resta devo descansar, afinal meu corpo é templo do Espírito Santo e preciso cuidar bem dele.
É interessante q qdo queremos usar a palavra ao nosso favor para nos justificarmos a fazemos muito bem, mas qdo devemos usa-la da maneira como Deus quer a colocamos de lado, pois afinal não quero me comprometer de fato com a Palavra.
Mais vale para esta geração sair após o culto para curtirem doq ficarem após o culto na igj para orarem, temos nos tornado prontos para aquilo q nos convém, e não deve ser assim meus irmãos.
Temos nossos compromissos diários, com família, trabalho, estudo, e estamos esquecendo o compromisso q excedo todos esses, q é com o Senhor.
Essa consciência precisa ser ativada em nós, e é pra isso q o Senhor se atenta hj, para a despertar, não estou dizendo q Deus fará com q vc abandone seus demais compromissos, não é isso, mas assim como vc tem consciência q precisa cuidar da sua família e demais coisas, Ele quer mostrar a nós q tem algo a q Ele nos designou a fazer.
Não sei em qual área Deus tem pedido um compromisso a mais com vc, mas de uma coisa sei, Ele quer com q vc o viva, se vc não tem consciência do seu compromisso, Ele quer lhe mostrar oq deve fazer.
Não devemos ser aqueles q põe tudo a frente de Deus, nada pode estar a frente dEle, veja uma coisa, qdo vc está com problema na família e vc coloca Deus na frente oq acontece? Ele age em favor deles! Isso não é maravilhoso? Mas oq acontece qdo vc o deixa para trás? As coisas não desandam cada vez mais?
Precisamos ter essa consciência ativada, pois como foi dito, nEle vivemos, nos movemos e existimos.
O Senhor nos chama a um compromisso sincero e verdadeiro, então venha pra Ele.
Deus abençoe!
Pr.Leandro A.Martins